Com certeza você já deve ter ouvido que não existe nada igual a cheirinho de bebê. Se você já é mãe, certamente lembra de como era gostoso cheirar seu filho quando esse era bebê. O hábito natural de cheirar o bebê é muito mais do que natural, ele produz um efeito viciante nas mamães, ajudando a criar laços com o recém-nascido. Vamos entender melhor!

A natureza faz com que o bebê tenha um cheiro especial que faz com a mãe, ao cheirar, possa sentir calma, prazer e a felicidade, para que você não se canse de fazê-lo e cuide do seu bebê, aconteça o que acontecer.

Pesquisas científicas comprovam que o cheirinho do bebê provoca no cérebro da mãe um efeito viciante, liberando substâncias, hormônios como a dopamina, que provoca um efeito de satisfação semelhante o de quem satisfaz a fome ou utiliza alguma substância que causa dependência.

A origem do cheiro do bebê

Há entre os pesquisadores algumas hipóteses comumente usadas para explicar qual é a origem do cheiro do recém-nascido. Uma delas é que o cheiro venha do vérnix caseoso (ou verniz cremoso), uma substância esbranquiçada que cobre o corpo do bebê quando ele nasce. Já uma uma outra hipótese é que o cheiro surja das glândulas sebáceas do pequeno.

Fortalecimento dos laços

Você já deve ter ouvido falar de memória olfativa, não? Quando um cheiro desperta um sentimento, traz uma lembrança. Estudos mais antigos já mostraram que bebês podem diferenciar o leite da mãe do de outras mulheres com base no cheiro em seu cheiro.

Essas afinidades que acontecem, como vimos, mutuamente entre a mamãe e o bebê são fundamentais para que os laços entre os dois se estreitam e, a medida que o tempo passe, a mãe possa ir compreendendo mais o comportamento e as reações do filho, seguindo um ciclo perfeito da natureza que providenciou todas as coisas. E sabe como é um jeito ma-ra-vi-lho-so de aumentar ainda mais esse laço enquanto você sente o cheirinho do seu filhote? É colocando ele em seu carregador ergonômico enquanto você faz suas atividades do dia a dia. O sling, mochila ergonômica ou qualquer outro carregador BabyGrude ajudará você a desfrutar de todos os benefícios de estar grudadinho com seu bebê.